domingo, 24 de julho de 2011

Conselhos para jovens estilistas

Marie Rucki, diretora do Studio Berçot, em Paris, que está em São Paulo fazendo um ciclo de palestras pela Escola São Paulo, com patrocínio da Kalimo, falou sobre o que faz a força - e a fraqueza - de grandes marcas do circuito internacional. E concluiu que é chegada a hora dos consultores - ou seja, estilistas que dão caminho às marcas.

"Para ser forte, uma marca precisa de uma enorme personalidade", afirmou. "Ou tem que recorrer a pessoas que tenham esse olhar aguçado, para fazer um trabalho de criação como consultores. Mas sem personalidades pessoais exageradas".

Marie também manda um recado para os novatos que querem se jogar no mercado de moda. Anote os highlights:

. "Antes de se lançar como indivíduo independente, você tem que entender o mercado"
. "Um jovem estilista não vai viver do seu trabalho por um bom tempo, mas sobreviver"
. "Para ser interessante, tem que apresentar uma característica própria"
. "Não adianta ser ingênuo e se achar um gênio da moda"
. "Não se deve temer aprofundar um tema que se quer abordar"
. "Saiba o que você é capaz de fazer, e especialize-se nisso, encontre seu segmento. Nada mais errado do que uma marca que quer sobreviver fazendo de tudo"
. "Criação não quer dizer nada, tudo pode entrar numa criação. É pegar um universo e encaixá-lo dentro de outro. Sucesso é inventar uma nova realidade"
. "É preciso uma exigência implacável com o resultado que se quer atingir. Não estamos mais na época da quantidade, mas da qualidade"
. "As revoluções da moda já passaram, hoje é preciso trabalhar no refinamento e na criação do produto"
. "Não devemos acreditar no elogio, nem achar que a crítica vai acabar com você"
. "Observe tudo de uma forma sensível, mas não seja sensível demais"
. "Cerque-se de pessoas que dão conselhos e tenham um pouco de charme"
. "É preciso ser leve"

viu?

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