segunda-feira, 23 de agosto de 2010

I Mostra de Arte Contemporânea Caiçara


Músicos e compositores, coreógrafos e dançarinos, artistas plásticos, fotógrafos, escritores, intelectuais e representantes de diversas expressões culturais do litoral paulista se reúnem em Santos, dia 28, sábado, a partir das 14 horas, na Casa da Frontaria Azulejada, no Centro Histórico.


Às 18 horas, começa uma nova série de apresentações: Meire Berti e o Coral Fosfértil Baixada Santista apresentam “Indianismos”, a dançarina e coreógrafa Célia Faustino mostra a coreografia “Exílios: Cartas ao Vento”; outras coreografias são de Rita Nascimento, “Palavras ao Mar”, Erika Karnouchovas com "O corpo como cenografia do eu" junto com os perfomers Ildefonso Torres Filho, Aline Cassiane, Natan Brith, Andrea Azevedo, Fabiana Miler e Tabata Barboza e videoinstalação do videomaker e jornalista, Eduardo Riccie. A bailarina e escritora (doutotra em pedagogia pela USP)Kiussam de Oliveira apresenta “Afrodescendência” e Poliana Nataraja com sua Arte Visionária, fundindo arte e espiritualidade.Fernanda Carvalho apresentará oficina de improvisão em dança, preparando o público para a intervenção coletiva do evento.


Às 21h30, para encerrar a Mostra, artistas e público interagem em uma intervenção multimídia, reunindo música, teatro, dança, literatura e artes visuais criando uma obra coletiva.


O curador Márcio Barreto explica a iniciativa de reunir vários artistas em um só evento: “A I Mostra de Arte Contemporânea Caiçara justifica-se pela necessidade de promover reflexões e debates sobre identidades culturais e sua importância para o cenário mundial, assim como assegurar e difundir o rico patrimônio artístico caiçara e sua relação com o global”. No ensejo da Mostra será debatido a instituição do "Dia do Caiçara" no calendário oficial de Santos e a arrecadação de mantimentos para a aldeia dos índios Guarani Mbyá de Paranapuã, São Vicente /SP.Realização:Márcio Barreto (Instituto Ocanoa/Projeto Canoa – São Vicente / Brasil).


ApoioMarta Molina (Artefacto Cultural – Barcelona /Espanha).Natalia Freire (Instituto CAE – Santos /Brasil).Secretaria de Cultura de Santos,Secretaria de Cultura de São Vicente,Fundação Arquivo e Memória de Santos,Oficina Cultural Regional Pagu,Instituto CAE - Vozes da Senzala,Instituto de Pesca de Santos, Instituto Artefato Cultural,Instituto Camará - Ponto de Cultura (São Vicente / SP),Revista Pausa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário