sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ano da França no Brasil

Um brinde a França !
Já que 2009 é o ano da França no Brasil, então vamos comemorar !
Afinal devemos a eles nossas primeiras noções de design , moda e luxo .
Excentricidades a parte ,os franceses como ninguém nos ensinaram sobre sofisticação em vestimentas , adornos e costumes repletos de poesia, requinte, romantismo, feminilidade, cavalheirismo, sedução…
Enquanto isso, aqui no Brasil nós eramos simples, naturais, ágeis, coloridos, criativos, improvisados, selvagens, livres de pudores e amarras, harmoniosos, alegres…
Nas cores fortes e vivas, nas misturas e no artesanal são reveladas a originalidade e ousadia do brasileiro enquanto que os franceses imperam no estilo clássico e vitoriano, maravilhosos e eternos.
E ambas influências tornaram-se inerentes ao cenário da moda mundial permitindo essa fusão de estilos e personalidades que faz do Brasil e da França grandes escolas e referência de moda para outros países.
Entao viva a Moda Francesa no Brasil !

E falando nisso

Viva Christian Lacroix!

Ainda da tempo! Até 1º de Novembro!

IMPERDÍVEL !
Com excepcional cenografia ,iluminação e audio-visual
A Exposição Christian Lacroix – Trajes de Cena.
Mostra cerca de 100 trajes de cena e oitenta croquis desenhados por Christian Lacroix sobre os melhores figurinos do estilista francês, desenvolvidos para teatro, ópera e balé.
Atenção bailarinas >>não percam de ver os Tutus que dançam sobre o céu desta exposição.Lindos!Lindos!Sem dúvida um dos melhores momentos.
Museu de Arte Brasileira da FAAP Rua Alagoas, 903, Higienólopis,(11) 3662-7198

E quem é Christian Lacroix ? Lacroix: pronuncia-se "Lacroá".

Importante estilista francês do século XX/XXI.
Tem a sua moda atrelada ao espetáculo, a uma aparição, a um ritual que trás consigo a suspensão do tempo e a valorização de tudo o que não è cotidiano.
Nascido em 16 de maio de 1951 (taurino!), em uma das mais belas cidades da França , Arles, próxima ao Mar Mediterrâneo e localizada em uma região conhecida por Provença a sudeste da França, sempre teve sua beleza celebrada por poetas e pintores em uma vasta produção artística entre cerâmicas,têxteis,festas e plantações de lavanda.
As mulheres em Arles eram exuberantes , possuíam um porte seguro e um tipo de feminilidade que não tem medo de ornamentos.
Grandes inspirações que levaram o então jovem a ingressar no mundo da moda em 1971 e abrir sua Maison em 1986.
No seu primeiro desfile em 1987 o trabalho que Lacroix apresentou remeteu a um universo exuberante, historicista e aristocrático.
Assim em cada trabalho podemos verificar uma declaração de amor ao tecido , ao corte e à costura perfeita. Em uma época de deslumbramento pelas idéias e pelo conceitual, Lacroix ousa mostrar seu amor pela matéria.
Tão importante quanto seu trabalho como estilista,também se destacam seus figurinos para o teatro, balé e ópera.
Como figurinista possui uma consciência do efeito de palco e da alquimia dos materiais necessários à construção da idumentária teatral. Os resultados são os mais impressionantes, onde as proporções, os tecidos, as rendas, as cores entram numa nova lógica, num deleite de formas.
A visão de Lacroix sobre os personagens para o qual desenha sempre se apresenta nova e apaixonada.
Em 1995 recebeu o prêmio Moliére pela montagem de Fedra .
Em Otelo , para a personagem Desdêmona optou por um traje que , em seu corpete e mangas remete à passagem do século XIX para o século XX, criando uma Desdêmona reambientada , atemporal. E ainda nesta mesma montagem, para as vestimentas masculinas, incorpora jaquetas de couro e coletes com aplicações metálicas. E com isso somos remetidos simultâneamente a Veneza do século XVI e ao século XXI em qualquer esquina do mundo.

“...Desenhar para a costura significa criar uma roupa feita para para ser bela sozinha e para ser vista de perto. O traje de cena deve falar de longe e participar da harmonia de um conjunto de coisas que acontecem no palco.”

“Eu quero continuar a acreditar que permanecer diferente é a chave para tudo “
citações de Christian Lacroix


VOCÊ SABIA QUE...
- Tutu é o nome da tradicional roupa de balé. Ele é formado em geral por um corpete apertado com uma saia volumosa e armada, muitas vezes feitas nos tecidos de tule, organza ou musselina que são bastante leves.O Tutu faz com que a bailarina aparente estar voando.

- Ópera é uma obra dramática cantada composta de recitativos, árias, coros e às vezes danças e acompanhamentos de orquestra.A ópera nasce no século XVI, durante o Renascimento com o objetivo de tornar-se a união de todas as artes: a música, o canto, o teatro, as artes plásticas e a dança. Muitas vezes os enredos tratam de amores perdidos e terminam de forma dramática, como em Carmen e Dido e Enéias.

- Balé é a representação executada por bailarinos que pode ter um enredo ou um tema expresso através dos gestos e movimentos da dança junto à música e à pantomina(gestual). Nesta arte o papel do coreógrafo, profissional que elabora os passos e a direção artística do gestual corporal executado pelo bailarino é de fundamental importância.

- Teatro é a arte de representar diante de um público um conjunto de acontecimentos onde as pessoas agem e falam, pode também representar danças e música.Entre as peças teatrais de maior destaque no teatro ocidental figuram aquelas escritas por William Shakespeare que são reencenadas em todos o mundo anualmente como, por exemplo, a montagem de Otelo, com direção de Anne Delbée e figurinos de Christian Lacroix presentes à exposição. Para esta peça, Lacroix concebeu os figurinos a partir de roupas recuperadas compradas em brechós e feiras de sobra de roupas militares.

- Entre os muitos profissionais envolvidos em uma produção de ópera, balé, e teatro, estão incluídos: diretores, cenógrafos, cenotécnicos, maquinistas, figurinistas, aderecistas, sonoplastas, músicos, técnicos de som, iluminadores...dependendo de sua especificidade uma produção pode contar com cantores e diretores musicais, como no caso da ópera , ou coreógrafo como no caso do balé.

Um comentário:

  1. Parabéns gata o primeiro passo para o sucesso foi dado, adorei so precisa colocar um pouco de cor, o texto ficou super legal!Já sou fã. Bjs

    ResponderExcluir