sábado, 10 de setembro de 2011

ClubeModa na Viver Integral, coluna de agosto


Pierri Cardin, um homem à frente de seu tempo

Criativo, polêmico e introdutor de novos conceitos na alta-costura, como a modernidade e a praticidade, o estilista de rara habilidade, tanto com as tesouras nas mãos, quanto na condução dos negócios, considerado um dos grandes gênios em seu segmento, transformou sua marca em uma das mais conhecidas e difundidas no mundo. Ao longo de 60 anos de carreira e aos 89 anos de idade, mais de vinte milhões de pessoas já usaram qualquer um dos 800 itens que levam a sua própria marca, desde Beatles, Rolling Stones, Lady Gaga até pessoas comuns.
Designer visionário e homem de negócios incansável, surpreendeu o universo da moda ao realizar em 1959 o primeiro desfile de prêt-à-porter (roupas prontas para vestir que proporcionaram a democratização da moda). É conhecido mundialmente por seu estilo futurista e experimental. Utilizando elementos gráficos, geométricos e coloridos, foi o primeiro a considerar o Japão como grande mercado de moda e um dos pioneiros a se dedicar à expansão de sua marca, tratando a moda como negócio, com o lançamento de inúmeros tipos de acessórios, desde bolsas, relógios, óculos e perfumes.

Criou os ternos dos Beatles, os uniformes da NASA e suas famosas roupas futuristas, revolucionando o modo de vestir de homens e mulheres, uma mudança cujos efeitos perduram até hoje. Pesquisador, experimentou os materiais mais variados, dos mais clássicos como seda, lã, renda, aos mais inovadores como borracha, vinil, metal e até um tecido desenvolvido por ele: o Cardine. Demaisss!

Refez o conceito de moda masculina, quando abriu a Adam, que o consagraria por seus ternos, elevados à categoria de alta-costura. Nunca a combinação estilista de moda com homem de negócios foi tão bem-sucedida quanto no caso de Pierre Cardin.

Durante todos esses anos, o mérito de Pierre Cardin não está somente no fato de popularizar a alta-costura com o prêt-à-porter, transformando o ‘vestir com qualidade’ em um produto (mais) acessível. Historicamente, o estilista antecipou na roupa as mudanças e os comportamentos sociais de cada década, trazendo a moda para as ruas, revigorando o estilo masculino de vestir, sempre de olho no futuro.

“Em 1959 eu pensava: por que somente os ricos deveriam poder ter modelos exclusivos, por que não as pessoas simples da rua? Eu poderia mudar aquilo! E eu o fiz. O Luxo deve estar à disposição de milhões de pessoas.” Pierre Cardin. Tudooo


*É designer, professora e coordenadora de estilo



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