sábado, 28 de novembro de 2009

Cineme-se !

Coco Chanel continua inspirando a sétima arte. O segundo filme sobre a estilista retrata mais amplamente a sua vida, mostrando a juventude antes da glória e do sucesso que conhecemos, sua infância no orfanato, o começo de sua vida como modista e seus primeiros sucessos até o estrelato no mundo da couture parisiense.
Em Coco Avant Chanel, poderemos assistir a Audrey Tautou (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) encarnando Mademoiselle Chanel sob direção de Anne Fontaine (Nathalie X).
O figurino fica por conta de Karl Lagerfeld (diretor criativo da maison Chanel atualmente), que permitiu acesso aos arquivos e às coleções da maison Chanel para ajudar nas gravações, o que, aliás é motivo extra para assisti-lo.
Lagerfeld tem conduzido a marca brilhantemente; imagens fortes, contemporâneas e sedutoras ao olhar, sem jamais descaracterizar sua essência. Muito mais do que simplesmente suceder Coco, coleção após coleção ele parece prestar belíssimas homenagens à grande dama que literalmente libertou as mulheres das amarras. E essa é a histórica importância de Gabrielle Chanel, que apesar de passados 38 anos após seu falecimento, ainda se mantém absolutamente contemporânea.

Sinopse
Durante sua infância, Gabrielle Chanel leva uma vida pobre e difícil. Logo cedo, sua mãe morre vítima de tuberculose e a garota é deixada em um orfanato, com a promessa nunca cumprida do pai, um caixeiro viajante, de que um dia voltará para buscá-la. Sem expectativas, a jovem Gabrielle tenta sem sucesso seguir carreira de cantora de cabaret e, em seguida, como costureira, descobre sua vocação. Quando conhece o rico comerciante de tecidos Etienne Balsan, ela passa a mostrar seu talento.
Fora de qualquer padrão da sociedade, e com uma personalidade forte o suficiente para não se deixar intimidar pelas críticas, a jovem pega roupas masculinas e as adapta para seu corpo. Conhecida nas alfaiatarias como Coco, por uma música que costumava cantar, Gabrielle surpreende o mundo da moda com trajes femininos modernos, inspirados nas roupas masculinas, sendo a primeira a criar calças compridas para mulheres e a inventar o tailleur. Depois de conhecer o milionário Arthur Capel, a pobre menina do interior da França abre sua grife Chanel e se torna uma das mulheres mais poderosas do mundo.
De uma viagem à beira-mar com Capel, Chanel tirou suas maiores inspirações: o suéter do amante, que cortou ao meio e amarrou com laço (um clássico) e a camisa listrada dos pescadores. Foi lá também que, apesar de toda a praticidade que seu estilo impunha, descobriu a importância da renda como toque feminino em seus vestidos pretos (figurinos de Catherine Leterrier). Acima de tudo, ‘Coco Antes de Chanel’ mostra uma rebelde que lutou para se libertar das opressoras regras de seu tempo, provando que, como ensinou, a moda passa, mas o estilo permanece.


Curiosidade
A empresa que administra a publicidade nos transportes de Paris, em cumprimento à lei antitabaco, vetou os cartazes do filme "Coco avant Chanel", que estreiou na França.
Um porta-voz da Métrobus disse à Agência Efe que a veiculação dos cartazes do filme não foi aprovada porque a atriz protagonista, Audrey Tautou, aparece nele "com um cigarro na mão, o que representa uma publicidade indireta do tabaco, e, portanto, descumpre a lei".
Dos 5.800 cartazes encomendados para serem distribuídos pela França, os 1.100 destinados ao metrô e aos ônibus de Paris foram trocados. No lugar deles, foram colocadas duas imagens do filme em que a intérprete da estilista Coco Chanel aparece com dois atores do longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário