Foto: Bill Rodrigues |
Ginásio lotaaaado.
O evento começa com desfile dos patrocinadores, divulgando suas tendência de inverno como o étnico, animal print, franjas, penas, pelúcias e as saias mullets - sensação do momento.
E logo se inicia a apresentação dos alunos, os novos criadores de moda, com tema Afro-brasileiro.
Pesquisa, criação e meses de dedicação para apresentar um trabalho que vale nota de conclusão de curso e para muitos, a primeira experiência de passarela e backstage.
Por uma ótica mais técnica, aluno é assim mesmo, uns se dedicam mais, outros menos, alguns pegam a veia surreal, outros preferem o real, uns vão até o fim, outros ficam pelo caminho nas primeiras tentativas e experimentos de imprimir o seu estilo na criação.
Alguns mais inventivos ou breve nas pesquisas identificaram o tema através da Índia e Oriente.
Muita influência da Bahia nas propostas e cartela de cores, tai a brasilidade.
Aos que preferiram lincar o tema com a África, representaram muito bem a savana, animais como a zebra, origens e cultura africana.
O principal fator comum no desfile e que também é uma importante referência fashion-comercial foi a píton (cobra africana que possui membrana elástica entre suas mandíbulas, sendo assim capaz de engolir uma presa até cem vezes maior que o seu tamanho). Estampa bola da vez. Desde o ano passado, o desenho da sua pele e coordenações de cores originais das escamas permanecem fortes em padronagens e estampas.Forte mesmo, cerca de 80% das marcas comerciais às tops , aderiram à tendência.
Parabéns aos alunos e também à organização do evento que proporcionou perfeita estrutura para que os alunos praticassem essa experiência única e tão importante no amadurecimento profissional.
Resultado lindo e positivo!
vejam as fotos em : pranviat e ensaio fashion
Aos alunos:
Prestar mais atenção!
Senti falta da direção de arte para os desfiles, mais cuidado na escolha dos itens de produção como calçados fora de contexto e principalmente o styling, vi muito pouco e apenas individualmente.
O vestido melhor construido de acordo com a modelagem, caimento, estética e adequação ao tema estava com sapato oposto ao estilo e sem styling nenhum! Um pecado.
Outro vestido bem interessante na proposta e no recorte com boa intenção de styling se desvalorizou com a escolha equivocada do artigo utilizado na composição.
Se profissionalizar é isso, a busca pela excelência.
Parabéns!Eu sei que não é fácil.
Contextualização para não iniciados:
Produção: pesquisa, escolha, aquisição e devolução dos itens que compõem o look
O produtor de moda é um assistente do editor de moda nas revistas.
Os produtores realizam as sugestões dos editores de moda, e dos stylists.
A função do produtor de moda é geralmente captar a atmosfera desejada pela editoria de moda ou diretor de arte, contatar as modelos, conseguir as roupas e acessórios necessários para vesti-los de acordo com o tema ou pauta, agendar os profissionais da beleza, marcar carro e motorista e conseguir a locação para as fotos, caso não sejam realizadas em estúdio...
O stylist é o construtor da imagem do desfile ou da peça apresentada.
Em todas as grandes marcas que desfilam NY, París, SPFW, FashionRIO... Não é o próprio estilista quem cuida disso, sempre contratam um produtor e um stylist.
Mas um bom criador de moda tem a perfeita visão de todos esses processos.
Nota:
Não pretendo aqui, ser desmotivadora ou dona da razão.
A minha intenção é escrever dentro da linguagem profissional de quem comenta desfiles e principalmente, o que eu gosto de fazer; ajudar, contribuir, participar..
Afinal, é a minha área, respiro coordenação de estilo, me isentar não faz sentido...
Vamos abrir para discussão por email aline-cassiane@hotmail.com, por comentário ou no grupo. ClubeModaFacebook
Bjos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário